Aprenda a limpar as lentes de contato e armazená-las corretamente

Data

Saber como limpar e armazenar as lentes de contato é essencial para mantê-las em forma e saudáveis ​​para seus olhos. Isso porque elas entram em contato direto com os olhos e se não forem bem cuidadas, podem causar problemas como impurezas e infecções que podem levar a quadros graves.

Mas, não importa o que aconteça, apenas limpá-las não é suficiente. Além de desenvolver o hábito da manutenção regular das lentes de contato, o processo de limpeza também precisa ser feito com cuidado. Esses itens podem ser compostos por diversos materiais, portanto a limpeza também varia de acordo com sua matéria-prima e idade.

Confira a seguir, alguns cuidados:

Lave e seque bem as mãos antes de tocar nas lentes.

As mãos se movimentam por diversos lugares durante o dia, e esse contato pode acumular muitas impurezas e micro organismos que podem contaminar as lentes de contato. Dessa forma, a ocular pode levar a sujeira de suas mãos para os olhos. Para evitar essa propagação, é fundamental lavar bem as mãos com água e sabonete antibacteriano (evitar sabonetes à base de óleos ou loções, que podem manchar as lentes) e secar com papel toalha que não solte fiapos antes de realizar os procedimentos de limpeza das lentes de contato.

Use sua própria solução de limpeza

Hoje em dia, o soro normal usado para limpar a lente não é mais adequado, pois não consegue remover completamente o resíduo na mucosa ocular. Portanto, a substância utilizada deve ser adequada ao tipo de lente utilizada. Ideal é uma solução multifuncional que elimina proteínas e gordura ocular que se acumulam nas lentes. Além de higienizá-las e hidratá-las.

Enxágue a caixa com solução nova
A peça também precisa ser esterilizada para evitar o crescimento microbiano. Assim, a possibilidade de contaminação é completamente eliminada, pois a caixa também pode ser contaminada por poeira. Para limpá-la, use a mesma solução que você usa para limpar suas lentes, não água. Lave as mãos e higienize os itens enquanto a lente ainda estiver no olho. Não seque com papel ou toalhas de papel, o ideal é deixar secar ao ar. O papel também pode atrair poeira ou fiapos para dentro do gabinete.

Não use água da torneira
O líquido não é eficaz para eliminar micróbios e ainda pode impregnar mais sujeira. Mesmo a água sanitizada não é eficaz para este tipo de limpeza e geralmente deve ser evitada. Além disso, a limpeza com saliva não é recomendada porque contém bactérias orais e não contém soluções umectantes ou salinas.

Comece sempre com o mesmo olho
É divertido começar sempre com o mesmo órgão, já que cada órgão pode ter uma prescrição diferente. O hábito de começar a higiene sempre da mesma maneira pode evitar confusões na hora de limpar e colocar as lentes.

O armazenamento desses componentes também deve ser feito de acordo com as instruções do fabricante. Esta informação está incluída no pacote da solução de limpeza. A orientação de um oftalmologista também é muito importante para saber como limpar as lentes de contato. Portanto, entre em contato com ele se tiver alguma dúvida.

Mais
Artigos

plugins premium WordPress