O ceratocone é uma doença congênita que afeta seriamente a visão. Os problemas podem aparecer em um ou ambos os olhos e pode aparecer durante a adolescência ou na velhice.
Gradualmente, a córnea (a membrana transparente que protege o olho) perde espessura e adquire uma forma cônica, produzindo sensibilidade à luz e visão distorcida.
Quais são as causas do ceratocone?
Segundo a pesquisa, um desequilíbrio de enzimas dentro da córnea pode levar ao enfraquecimento do tecido da córnea, o que pode levar ao ceratocone. Ou seja, esse desequilíbrio torna a córnea mais suscetível ao dano oxidativo de compostos chamados radicais livres, fazendo com que a córnea enfraqueça e se projete para a frente.
Os fatores de risco para dano oxidativo e enfraquecimento da córnea incluem predisposição genética, o que explica por que o ceratocone geralmente afeta vários membros da mesma família.
Os principais sintomas do ceratocone:
Irregularidades na córnea podem evoluir para miopia e astigmatismo irregular, o que pode levar a visão distorcida e turva, entre outros problemas. Sensibilidade à luz e brilho também pode ocorrer.
Não é incomum que pessoas com ceratocone precisem mudar a receita dos óculos toda vez que visitam o oftalmologista.
Geralmente, seus principais sintomas são:
-Desconforto visual;
-Dor de cabeça;
-Fotofobia;
-Má visão;
Troque as lentes dos óculos com frequência.
O ceratocone pode ser curado?
Infelizmente, ainda não existe uma cura definitiva para esta doença. No entanto, para ceratocone mais leve, óculos ou lentes de contato gelatinosas podem ajudar.
À medida que a doença progride, a córnea afina e torna-se cada vez mais irregular. Isso faz com que os óculos regulares e as lentes de contato gelatinosas não sejam mais eficazes na correção e ajuste da visão de um indivíduo.
Portanto, é importante consultar regularmente um médico especialista em saúde ocular. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maior a chance de retardar sua progressão.