Ceratocone: pesquisa mostra que o ar seco e frio piora a condição

Data

As alergias oculares em pacientes com ceratocone aumentaram de 50% para 70% em dias frios. Especialistas explicam modalidades de diagnóstico e tratamento

Ceratocone, uma doença não inflamatória que afeta a estrutura da córnea. O principal conselho para prevenir essa doença é evitar coçar ou esfregar os olhos, pois esse hábito enfraquece as fibras de colágeno da córnea, tornando-a fina e cônica.

Foi feito um levantamento com 315 pacientes com ceratocone e as pesquisas mostram que 50% das pessoas têm alergia ocular. Em dias frios com ar seco, esse número chega a 70%, aumentando o risco de progressão da doença.

“Outros fatores que podem agravar esse período são os índices mais altos de gripes, resfriados, sinusites, rinites e asma, que podem causar irritação ocular. Por isso, pessoas com ceratocone devem dobrar a dose da Covid, que acrescenta mais uma”, dizem especialistas. Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que os vírus respiratórios são um importante fator de risco para alergias oculares.

Sintomas e diagnóstico do ceratocone

A falta de acompanhamento médico torna o ceratocone o principal motivo de transplantes de córnea no Brasil. O problema é que essa condição pode ser confundida com astigmatismo. Sintomas semelhantes levam muitos pacientes a chegarem ao consultório com óculos de astigmatismo, mas na reavaliação oftalmológica são diagnosticados com ceratocone por causa dos sintomas semelhantes.

Os principais sintomas do ceratocone são:

Troque os óculos com frequência.
Visão com halos à noite.
Fotofobia ou aversão à luz solar.
Aumento da fadiga visual durante as atividades online.
Olhos irritados, vermelhos e secos.

Hoje é possível melhorar o desfecho das doenças examinando milhares de pontos na parte interna e externa da córnea com a tomografia. Com esse teste, também é possível identificar o ceratocone em crianças. O diagnóstico na infância é muito importante porque as crianças têm uma evolução mais rápida, o que limita o tratamento e aumenta o risco de transplante de córnea.

Um lembrete dos oftalmologistas aos pais, é observar se a criança tem o hábito de coçar e esfregar os olhos, para então levar a criança ao especialista. Prevenir é sempre bom, a única forma de prevenir o desenvolvimento do ceratocone é diagnosticar a doença precocemente e desenvolver um tratamento adequado.

Correção e Tratamento

O ceratocone foi originalmente corrigido com óculos. Em estágios mais avançados da doença, lentes de contato rígidas são necessárias para achatar a córnea e melhorar a correção da visão. No entanto, nem todo mundo se sente confortável com essas lentes.

Para essas pessoas, as lentes esclerais que são colocadas na esclera (a parte branca do olho) são a melhor opção. Esse tipo de lente proporciona maior estabilidade na superfície do olho, reduzindo a evaporação da lágrima, por isso a retenção seca é melhor. menos impurezas e boa adaptabilidade mesmo em córneas muito irregulares.

Atualmente, a única terapia que pode interromper a progressão do ceratocone é o cross-linking, um procedimento ambulatorial realizado sob anestesia local. Durante esse processo, a vitamina B2 (riboflavina) aumenta em até 3 vezes a rede de fibras de colágeno da córnea em associação com a radiação UV. Este tratamento é indicado para pacientes com ceratocone progressivo e sem glaucoma.

Além das lentes esclerais, uma alternativa para desmamar pacientes com ceratocone avançado da ceratoplastia é o anel intracorneano. O procedimento é realizado por meio da implantação de dois dispositivos arqueados na córnea, que achatam a curvatura da córnea e, assim, melhoram o ajuste das lentes de contato. A visão também melhorará na maioria dos casos.

O que fazer em uma crise de alergia

O conselho dado pelos oftalmologistas para alívio imediato de um ataque alérgico, é aplicar água fria nos olhos. Se a coceira não desaparecer, é necessário consultar um oftalmologista. Nos casos mais graves, pode ser tratada com colírios antialérgicos ou corticoides. Independente da formulação, o colírio só deve ser usado com prescrição médica e acompanhamento médico, pois são medicamentos e o uso incorreto pode levar a outras doenças oculares.

Mais
Artigos

plugins premium WordPress