Entre as questões explicadas pelos especialistas da Clínica Canto estão as contraindicações e os graus possíveis de corrigir

Data

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que até 30% das pessoas com menos de 40 anos precisam ou vão precisar de óculos para corrigir erros de refração, nomeadamente miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. Outra solução é a cirurgia refrativa da córnea, que pode corrigir permanentemente problemas de visão. O procedimento remodela a córnea para ajustar os níveis e criar um foco preciso em cada olho.

1- Pessoas com grau muito alto podem fazer cirurgia refrativa de córnea?
A cirurgia a laser pode corrigir graus ainda mais altos, mas o procedimento também depende de outros fatores, como curvatura e espessura da córnea pré-operatória. Portanto, é necessário observar algumas restrições. Para miopia, a indicação é para pessoas de até 10 graus, e para hipermetropia e astigmatismo, 6 graus.

2- Pessoas de baixo nível podem fazer cirurgia?
A cirurgia geralmente pode ser feita em pessoas com mais de 1 grau de miopia, astigmatismo ou hipermetropia. No entanto, é sempre necessário avaliar cada caso.

3- Miopia, astigmatismo ou hipermetropia podem ser recuperados após a cirurgia?
A correção da miopia geralmente não faz com que o problema diminua. É possível que durante a operação a potência não tenha se estabilizado totalmente, fazendo com que algum grau de miopia reapareça. Na correção do astigmatismo e da hipermetropia, pode ocorrer uma leve regressão de 15% no primeiro ano.

4- Quais doenças oculares não podem ser operadas?
As condições que contraindicam a cirurgia refrativa incluem ceratocone, diabetes não controlada, herpes ocular, ambliopia grave, distrofia corneana e doenças autoimunes mais graves. Também não é possível realizar o procedimento durante a gravidez ou amamentação.

5- Pessoas com miopia e astigmatismo podem fazer cirurgia?
Sim, dois erros refrativos podem ser corrigidos com cirurgia refrativa, sujeito a limitações de potência.

6- A cirurgia só está disponível para maiores de 18 anos?
A cirurgia refrativa da córnea é indicada a partir dos 18 anos porque a estabilização do grau geralmente ocorre a partir dessa idade. Em alguns casos, é recomendável esperar até completar 21 anos.

7- Quanto tempo meu diploma precisa estar estável para a cirurgia?
Normalmente, a variação ao longo do ano precisa ser inferior a 0,50 graus. Porém, quando os graus da pessoa ultrapassam os 6 graus, é um indicativo não só aguardar essa estabilização, mas chegar aos 21, pois pode haver uma progressão de grau posterior nesses casos.

8- A cirurgia é feita com laser?
Sim, é feito a laser. Os pacientes da Clínica Canto utilizam o Excimer, um laser de alta precisão que remodela a córnea para corrigir o grau, por meio de duas técnicas: PRK e LASIK.

Mais
Artigos

plugins premium WordPress