Ferrara Ring Implant – Um Aliado Vital no Tratamento do Ceratocone

Data

Proteger a visão é importante para uma boa qualidade de vida, pois a visão é o nosso sentido primário. Doenças oculares como ceratocone podem afetar diretamente a qualidade da visão e afetar a vida diária. Melhorar a qualidade visual faz parte do tratamento – os implantes de anel de Ferrara são um dos principais aliados da oftalmologia para esse fim.

Ceratocone e seu efeito na córnea

O ceratocone é uma doença ocular progressiva e não inflamatória que faz com que as fibras de colágeno existentes no tecido da córnea se degenerem. Essas fibras são importantes para manter a córnea estável e manter a curvatura ideal para uma boa visão. A córnea que forma o ceratocone torna-se mais fina e curvada, o que afeta o processo de visão do paciente.

O aumento gradual da curvatura da córnea tem efeito direto na qualidade visual, que diminui à medida que o ceratocone progride. A visão fica embaçada, distorcida ou visão dupla, além da sensibilidade à luz, e muitas vezes é extremamente difícil enxergar em ambientes escuros. Esses sintomas são muito semelhantes aos do astigmatismo e/ou miopia – portanto, o ceratocone costuma ser difícil de reconhecer em seus estágios iniciais. Por isso, é importante manter um acompanhamento oftalmológico regular e fazer exames de Ceratocone para facilitar o diagnóstico precoce.

Tratando ceratocone

Os principais objetivos do tratamento do ceratocone são melhorar a visão do paciente e interromper a progressão da doença. Embora o ceratocone não seja uma doença ocular inflamatória, é importante iniciar o tratamento o quanto antes após o diagnóstico, pois a doença afeta diretamente a qualidade da visão e a vida do paciente. Uma fase importante do tratamento será a correção da acuidade visual, com óculos ou lentes de contato, E uma excelente opção, são as lentes esclerais – lentes de contato rígidas especiais e de alta permeabilidade, que tem altos índices de adaptação, pois se apoiam sobre a esclera (parte branca do olho).

Associada à correção visual, está a necessidade de interromper a progressão da doença, e o crosslinking é um dos procedimentos necessários para isso.

Uma outra excelente opção no arsenal do tratamento do ceratocone é o implante dos Anéis Intra-estromais (Anel de Ferrara).

Os Anéis de Ferrara
O tratamento do Ceratocone conta com diversas técnicas que podem ser aplicadas de acordo com o estágio de progressão. Normalmente, as técnicas se complementam e evoluem junto com o tratamento, e é aqui que entram os implantes de Anel de Ferrara.

O Anel de Ferrara pode ser chamado também de Anel Corneano ou Anel Intraestromal, porque é aplicado entre as camadas do tecido da córnea telefone matriz.

O anel é uma pequena estrutura feita de acrílico biocompatível – polimetilmetacrilato ou PMMA. Normalmente implantado na região óptica (central) da córnea, um implante de 5 ou 6mm de diâmetro, disponível em diversas opções de espessura e comprimento, pode ser customizado para cada caso; na maioria dos casos, esta configuração de implante Composto por dois semicírculos, tem um desenho geométrico ideal para melhor se ajustar ao estroma da córnea e desempenhar um papel na regularização da estrutura da córnea.

Implante de anel de ferrara na córnea
O processo de implantação do anel de ferrara é menos complicado do que parece, mas é importante lembrar que só deve ser realizado por um oftalmologista profissional.

O procedimento começa com o uso de colírios anestésicos locais. É indolor e os pacientes ficam acordados durante o procedimento, que dura em média 15 minutos.

Como o Anel de Ferrara ajuda no tratamento do Ceratocone
O Anel de Ferrara foi pensado para dar mais estrutura e estabilidade ao tecido corneano, reduzindo a irregularidade da córnea central e diminuindo sua curvatura, podendo reduzir o grau e melhorar a qualidade de visão.

Entretanto, o implante de Anel de Ferrara, assim como acontece no crosslinking, não tem finalidade refrativa. Ou seja, ele melhora a regularidade e curvatura da córnea, podendo melhorar a qualidade de visão e facilitar a adaptação de óculos e/ou lentes de contato, porém na maioria dos casos, o uso de óculos e/ou lentes ainda serão necessários.

Apesar de não ser a indicação principal do implante de Anel de Ferrara, estudos recentes sugerem que o anel também colabora com a estabilização do ceratocone em boa parte dos portadores que realizaram a cirurgia.

Mais
Artigos

plugins premium WordPress